BLOG


Celso Braga
3 min de leitura

A morte do MBA

Muitos executivos e executivas, na tentativa de se destacarem para uma promoção, fazem MBA’s, especializações e até imersões em instituições internacionais em busca de se atualizarem. Eles fazem isso porque acreditam que vão encontrar saídas para gerar mais resultados para suas áreas, ganharem reconhecimento e promoção.

Você pensa assim? Se sim, você não vai se arrepender em ler este texto até o final.

Esses dias estava conversando com um gerente de vendas de uma grande empresa. Ele estava inconformado, me contando que perdeu o aniversário de 60 anos de sua mãe porque tinha uma prova do MBA para fazer.

“Eu tive que resolver um Estudo de Caso em grupo. Imagine como fiquei irritado. Em um sábado de sol, toda a família reunida em um churrascão pra comemorar o aniversário da minha mãe, e eu enfiado em uma sala resolvendo um problema fake, com um grupo fake. O pior é, que, quando eu chego na segunda-feira na minha mesa de trabalho meus problemas reais continuam lá, o grupo com o qual eu tenho que trabalhar é outro e não uso 10% do que aprendi no MBA. Será que tá valendo a pena?

A verdade é que fazer cursos e mais cursos voltados para ampliar o seu conhecimento não vai te ajudar a alavancar a sua carreira, e pode ainda piorar a sua situação.

Entenda o porquê

Você quer uma promoção e sabe que para isso precisa se destacar gerando resultados, então, investe em um curso ou participa de um fórum caríssimo para se atualizar.

Você se empolga, tenta, mas não consegue aplicar muita coisa do que aprendeu e logo descobre um novo curso ou um novo evento interessante, investe mais tempo e mais dinheiro, mas também não consegue aplicar. E assim, caminha, sem encontrar uma solução que realmente faça a diferença no seu dia a dia.

Os resultados não aparecem, e você começa a acreditar que fez a sua parte, que tem um ótimo currículo e é um profissional atualizado. Então, você conclui que não está evoluindo por outros motivos, como o momento da empresa ou do mercado, que está desaquecido.

Você sente que tem tudo para decolar, mas isso só vai acontecer quando as coisas melhorarem.

Esta é uma armadilha fatal, que pode te tirar do mercado antes mesmo de completar seus 50 anos. E eu te dou uma prova sobre o que estou falando: a pesquisa mais abrangente do mundo sobre alta liderança, a CEO Genome, realizada pela ghSMART, analisou um conjunto de dados de 17 mil CEO’s e aponta “formação em escola de elite” e “currículo impecável” entre os principais MITOS que precisam ser quebrados sobre o que é preciso para chegar ao topo e ter sucesso na carreira executiva.

Se você é líder e tem a ambição de decolar a sua carreira, acha que está caindo nesta armadilha da especialização mas não sabe o que pode fazer de diferente, assista a esta aula online para saber o que fazer para aumentar as suas chances de ser promovido nos próximos meses.

➡️ http://ceoemcem.com.br/

Compartilhe: